Grupo de Amigos do Parágrafo 47

logoO Grupo de Amigos do Parágrafo 47 (GoF47) foi formado pelos governos do Brasil, Dinamarca, França e África do Sul em junho de 2012, no momento em que se percebeu a importância dos relatos corporativos de sustentabilidade, no Parágrafo 47 do documento final da Rio+20. Atualmente o GoF 47 é composto por 9 países, África do Sul, Argentina, Áustria, Brasil, Chile, Colômbia, Dinamarca, França, Suíça. O grupo é secretariado pela UNEP e a GRI.

O trabalho do Grupo de Amigos do Parágrafo 47 está alinhado e inspirado pela Carta do Grupo, publicada em novembro de 2012. Ela reafirma a intenção do GoF 47 de contribuir com o avanço de uma cultura internacional de transparência e responsabilidade corporativa. Os pontos principais são:

  • O reconhecimento de que governos têm um papel principal em mover a sociedade para um modelo sustentável de desenvolvimento, devido ao acesso a diferentes instrumentos que podem influenciar positivamente o comportamento das empresas.
    A intenção de juntar governos e outras partes interessadas para desenvolver exemplos de boas práticas na política e regulamentação para promover relatórios de sustentabilidade.
  • A ideia de que relatórios de sustentabilidade deveriam se tornar uma prática generalizada para garantir uma economia de mercado transparente e com um bom funcionamento.
  • Promover o uso de orientações existentes e muito utilizadas sobre relatos sustentáveis, como princípios, indicadores e enquadramentos (frameworks).
  • Países em desenvolvimento e as Pequenas e Médias Empresas (PMEs) receberão atenção particular para progredirem na temática sobre relatórios de sustentabilidade, se necessário.

Para saber mais Acesse o site do GoF47 (link)