Palestrantes

aloisio-hildebrandAloisio Hildebrand

É assessor da presidência da Sabesp e coordena a elaboração do Relatório de Sustentabilidade da companhia. Com formação em comunicação social pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) e especialização em comunicação estratégica organizacional pelo Gestcorp/USP, também já atuou na secretaria de comunicação do governo do Estado e agências de comunicação corporativa.

 

 

 

aron_greenweekAron Belinky

É coordenador do Programa Desempenho e Transparência do Centro de Estudos em Sustentabilidade da FGV (GVces), responsável pelo Índice de Sustentabilidade Empresarial da BM&FBOVESPA (ISE) e outras iniciativas para apoiar a alocação de capital e as práticas gerenciais públicas e privadas em linha com o desenvolvimento sustentável e as diretrizes globais para sustentabilidade.

Mestre em Administração Pública pela EAESP/FGV – com foco na relação consumo, cidadania e democracia – é graduado em adminstração pública pela mesma escola e tem formação também em Geografia pela FFLCH/USP. Como palestrante, consultor e pesquisador, especialista em sustentabilidade, responsabilidade social e consumo consciente, atuou também na aplicação das diretrizes da ISO26000 em variados contextos, na articulação entre processos locais, nacionais e globais, especialmente os relacionados ao uso de instrumentos econômicos, de gestão e de governança, pública e privada, para avanço na sustentabilidade.

 

bruno-foto-1Bruno Vio

Economista, Mestre em Economia Comportamental e Pós graduado em Cadeias de Valor Sustentáveis pela Universidade de Cambridge. Antes de se juntar à Gestão Origami, onde é sócio consultor, Bruno foi responsável pelo desenvolvimento e implantação da estratégia de negócios sustentáveis do Banco HSBC Brasil. Sua experiência inclui o desenvolvimento de projetos de agenda estratégica de sustentabilidade para empresas de diversos setores, entre elas CAIXA, Grupo Boticário, Pernambucanas e Telefônica Vivo. Além da atividade de consultoria, Bruno é professor convidado do curso de extensão em  Gestão da Sustentabilidade e Responsabilidade Corporativa, da EXTECAMP – Escola de Extensão da Unicamp.

 

SONY DSCCarlos Juliano Barros

 É jornalista formado pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP) e mestre em Geografia Humana pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da mesma instituição (FFLCH-USP). Finalista do Prêmio Esso 2009 e Menção Honrosa no Prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos em 2010, colabora para diversas publicações, tais como Carta Capital, GQ, Rolling Stone e Trip. Um dos fundadores da ONG Repórter Brasil, dirigiu em parceria com Caio Cavechini o documentário “Carne Osso – O Trabalho em Frigoríficos”, selecionado para o “Festival de Gramado” e “É Tudo Verdade”, vencedor do DOK Leipzig (Alemanha) em 2011, do Florianópolis Audiovisual Mercosul (FAM) em 2011 e do Prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos de Melhor Documentário para Televisão em 2013. Com a reportagem digital “Moendo Gente” publicada pela Repórter Brasil, foi finalista do German Development Media Awards, promovido pelo grupo alemão Deutsche Welle. Em 2016, recebeu o Prêmio Gabriel García Marquez 2016, na Colômbia, com o documentário “Jaci – Sete Pecados de Uma Obra Amazônica”.

 

carlos-thadeuCarlos Thadeu de Oliveira

Bacharel em Filosofia (FFLCH-USP), mestre em Ciência Política (FFLCH-USP), foi redator-chefe da Revista do Idec – Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (2005-2007) e atualmente ocupa o cargo de Gerente de Testes e Pesquisas do Instituto.

Trabalhou na Editora Abril (1986-1989), no suplemento literário “Jornal de Resenhas” da Folha de S. Paulo (1995-2000), na Agência Carta Maior (2002) e na área de comunicação da Coordenadoria do Orçamento Participativo da Prefeitura da Cidade de São Paulo (2002-2004). Editou publicações do Centro de Estudos de Cultura Contemporânea (Cedec), Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), WWF-Brasil, Instituto ETHOS, Núcleo de Estudos e Pesquisas Ambientais da Unicamp (NEPAM), Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje), entre outros.

 

deniseDenise Kronemberger

Bacharel em Geografia pela Universidade Federal Fluminense – UFF (1991), Licenciada em Geografia pela UFF (1990), especialista em Planejamento Ambiental pela UFF (1992), mestre e doutora em Geociências pela UFF (1998 e 2003, respectivamente). Foi professora de Geografia nos ensinos fundamental e médio das redes pública e particular. Foi professora do curso de Geografia da Faculdade de Formação de Professores da UERJ. Atuou na Coordenação de Geografia do IBGE, onde trabalhou na produção de mapas para Atlas (Saneamento, Escolar, Demográfico, Nacional), na coordenação da produção de indicadores sociais de desenvolvimento sustentável, entre outros. Atualmente é gerente de projetos da Coordenação de Recursos Naturais e Estudos Ambientais do IBGE, onde coordena a produção de Indicadores de Desenvolvimento Sustentável (IDS). É professora colaboradora do curso de Análise Ambiental e Gestão do Território, da Escola Nacional de Ciências Estatísticas – ENCE/IBGE, onde ministra a disciplina ‘desenvolvimento sustentável’. Faz parte do grupo de especialistas em estatísticas ambientais da Divisão de Estatísticas da ONU (EGES Group/UNSD) e do grupo de trabalho em indicadores ambientais da Iniciativa Latino-americana e Caribenha para o desenvolvimento sustentável. É autora do livro “Desenvolvimento Local Sustentável: abordagem prática”, da Editora Senac, além de diversos artigos e capítulos de livro sobre o tema ‘desenvolvimento sustentável’.

 

helena_reyHelena Rey

Gerente do programa de turismo da ONU Meio Ambiente. Desde 2008, ela é responsável pelos projetos estratégicos em turismo e suas cadeias produtivas nos temas de mudanças climáticas, uso eficiente de recursos, eco-inovação e sustentabilidade. Executou e atuou em mais de 40 projetos na América Latina, Europa, Ásia e África, assim como promoveu politicas publicas de sustentabilidade em países em desenvolvimento. Desde 2015, ela apoia a área de relatórios de sustentabilidade e engajamento do setor publico para implementação da Agenda do Desenvolvimento Sustentável de 2030 e do Acordo de Paris.

 

 

pietro_bertazziPietro Bertazzi

Pietro se uniu ao Secretariado de GRI em 2010. Como Diretor Adjunto para Assuntos Políticos e Globais, contribui ativamente à compreensão e mestria de GRI na área de políticas públicas sobre relatórios de sustentabilidade. Também coordena uma mobilização de recursos forte e dinâmica com políticos, operadores dos mercados de capitais e agências reguladoras, assim como de organizações internacionais. Pietro tem liderado as atividades de GRI em relação aos principais processos políticos a nível global e regional, como a Conferência de Rio+20, a diretiva da União Europeia sobre a divulgação de informações não financeiras e a Agenda de 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.

 

raquel_bredaRaquel Breda Dos Santos

Da carreira de Gestão Governamental do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, a Diretora do Departamento de Produção e Consumo Sustentáveis, do Ministério do Meio Ambiente, Raquel Breda dos Santos, é formada em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Catarina e tem especialização em Relações Internacionais, pela Universidade de Brasília, e em Gestão Governamental e Políticas Públicas, pela Escola Nacional de Administração Pública – ENAP. Trabalha no MMA desde 1994, tendo servido na Assessoria Internacional, no Serviço Florestal Brasileiro e na Agência Nacional de Águas, antes de ir para a Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental.

 

soniaSonia Consiglio Favaretto

Jornalista, radialista e pós-graduada em Comunicação Empresarial, Sonia é Diretora de Imprensa, Sustentabilidade e Comunicação da BM&FBOVESPA, Superintendente do Instituto BM&FBOVESPA e Presidente do Conselho Deliberativo do ISE – Índice de Sustentabilidade Empresarial. É membro dos Conselhos Consultivos da GRI Brasil (Global Reporting Initiative), do CDP – Driving Sustainable Economies e dos Indicadores Ethos e integra a Rede de Mulheres Brasileiras Líderes pela Sustentabilidade. Foi Diretora de RH e Comunicação Interna do BankBoston, Superintendente da Fundação BankBoston, Superintendente de Sustentabilidade e Comunicação Institucional do Banco Itaú e Diretora de Responsabilidade Social e Sustentabilidade da Febraban – Federação Brasileira de Bancos. Reconhecida como uma das 10 “2016 Local SDG Pioneer” do mundo pelo Pacto Global da ONU por seu trabalho pelo avanço dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.

 

tatianaTatiana Faria de Araujo

É Assessora de Projetos Institucionais do Conselho Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS) desde 2016, onde coordena projetos nos temas: Conselho de Líderes; Compras Sustentáveis; Relato Integrado; Coalizão Brasil Clima, Florestas e Agricultura; Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e Cidades. Antes disso, foi Consultora Sênior da Deloitte onde coordenou equipe de auditoria em projetos na área de gestão de Segurança, Meio Ambiente e Saúde, Normas NBR ISO 14001:2015 e OHSAS 18001:2007. Atuou também no Bureau Veritas como auditora de meio ambiente e sistema de gestão ambiental. Tatiana é bióloga formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com mestrado em Ecologia pela mesma universidade.

 

sr-odedSr. Oded Grajew.

Coordenador geral da Rede Nossa São Paulo e do Programa Cidades Sustentáveis, Presidente emérito e integrante do Conselho Deliberativo do Instituto Ethos, sócio-fundador do movimento Todos pela Educação, idealizador do Fórum Social Mundial, membro-fundador do Pensamento Nacional das Bases Empresariais (PNBE), fundador e ex-presidente da Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança e do Adolescente e presidente do Conselho Deliberativo da Oxfam Brasil.

 

wtertschnig-02-2016Wolfram Tertschnig

Wolfram Tertschnig, nascido em 1956, estudou Biologia e Psicologia na Universidade de Viena e se uniu ao Ministério Federal Austríaco do Meio Ambiente em 1988, onde ocupa atualmente o cargo de Diretor do Departamento de “Política de Cooperação Meio Ambiental, Desenvolvimento Sustentável e Biodiversidade“.

Suas responsabilidades atuais, dentro dos temas relevantes para este evento, incluem as funções de Co-Presidente da “Rede de Coordenadores Europeus para o Desenvolvimento Sustentável“ (ESDN), Ponto Focal austríaco para o “Grupo de Amigos do Parágrafo 47“, Membro do “Grupo Consultivo das Partes Interessadas“ de GRI, e Presidente do “Comitê para o Desenvolvimento Sustentável“ do Instituto Austríaco de Normatização.